São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra têm malária

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MARABÁ

Há pelo menos três casos confirmados de malária entre os trabalhadores rurais sem terra acampados na fazenda Macaxeira, em Curionópolis (PA).
A informação é da Fundação Nacional de Saúde (FNS), que teme que as condições precárias em que vivem os 1.500 ocupantes da fazenda provoquem uma epidemia na região.
O agente epidemiológico da FNS José Manoel Marques disse que os sem-terra estão dificultando a entrada de agentes de saúde na fazenda.
Os trabalhadores rurais organizaram um esquema de segurança que impede a entrada de pessoas estranhas. "Eles só permitem que cheguemos até a entrada da fazenda, mas há muita gente mais à frente."
Segundo Marques, os três casos registrados não são graves, e as vítimas já receberam medicamentos. Mas ele disse que pode haver risco de epidemia.
"Estamos atuando na área para não deixar que a doença se alastre. A situação em Curionópolis e em Eldorado do Carajás é precária, e sempre há esse risco", afirmou.
O leste do Pará é considerado pela FNS "área crítica" de incidência de malária. (IRINEU MACHADO)

Texto Anterior: Procuradores viram 'sem-teto'
Próximo Texto: PM prepara depoimento favorável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.