São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colonos planejam ocupar sede do Incra

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM (PA)

Cerca de 500 colonos planejam ocupar a sede do Incra em Tucuruí (300 km ao sul de Belém) na próxima sexta-feira. O objetivo dos sem-terra é pressionar o governo para que 850 famílias sejam assentadas na região.
O protesto está sendo organizado pelos colonos para aproveitar a presença de representantes dos governos estadual e federal na cidade.
Devem ir na sexta-feira a Tucuruí um representante do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Brasília (o nome ainda não foi definido), o superintende do Incra no Pará, Walter Cardoso, e o presidente do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), Ronaldo Barata.
Eles devem comparece ao município para entregar o título de posse a alguns assentados nas glebas Rio Gelado e Tuerê, na cidade de Novo Repartimento (400 km ao sul de Belém). O local é vinculado à sede de Tucuruí.
Hidrelétrica
Com a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, aproximadamente mil famílias tiveram que ser desabrigadas.
No local em que elas viviam foi formada a represa que vai abastecer a usina.
Essas famílias foram assentadas na gleba Paracanã, que foi atacada por uma praga de mosquitos.
O governo se propôs então a remanejar as famílias para as glebas Rio Gelado e Tuerê.
"Somente 150 famílias foram assentadas. As outras estão vivendo como posseiros", afirmou o pastor luterano André Nufer. O pastor trabalha com famílias de sem-terra que vivem na região.

Texto Anterior: Diolinda pede saída de Jobim
Próximo Texto: Procuradora reforça denúncia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.