São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazo para tirar título termina domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

Termina no próximo domingo, dia 5 de maio, o prazo para requerer o título de eleitor, assim como para solicitar a transferência do documento de um Estado para outro, ou ainda para obtenção de segunda via, de acordo com a lei 9.100/95.
O prazo para transferência do título de eleitor entre os municípios de um mesmo Estado ou entre as zonas eleitorais de uma mesma cidade foi encerrado em 31 de dezembro do ano passado.
Título obrigatório
O título de eleitor é fundamental para que se possa votar nas eleições para prefeito e vereador de 3 de outubro próximo. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70.
O voto dos adolescentes entre 16 e 18 anos é facultativo, mas aqueles que quiserem participar das eleições poderão fazê-lo desde que completem 16 anos até o dia 3 de outubro. Precisam, no entanto, requerer o título de eleitor até o próximo domingo.
Os eleitores com mais de 19 anos que ainda não tenham o título terão de pagar multa de aproximadamente R$ 8.
Documentos necessários
Para retirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário apresentar um documento de identidade, que pode ser o RG ou as certidões de nascimento ou casamento.
Também é preciso levar um comprovante de residência: contas de luz ou de telefone, extrato bancário etc.
Já para transferência de título de um Estado para outro o Tribunal Regional Eleitoral exige, além dos documentos acima, comprovantes de que o eleitor votou nas últimas eleições ou de que justificou sua ausência no pleito.
Em caso de solicitação de segunda via do título, só é necessário apresentar documento de identidade.
Plantão nos cartórios
O título de eleitor deve ser requisitado no cartório eleitoral mais próximo à sua casa.
Para saber o endereço adequado, ligue para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, no telefone (011) 232-1588, que atende os eleitores das 9h às 18h.
Os cartórios eleitorais da cidade de São Paulo estarão abertos todos os dias, inclusive durante o feriado de 1º de maio, até o próximo domingo (5 de maio), das 9h às 18h.
A entrega do documento leva cerca de 90 dias.

Texto Anterior: Eleitor diz que fez duas assinaturas diferentes
Próximo Texto: Juízes de Alagoas encerram greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.