São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996 |
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Arte/Cidade vira conceito globalizado
KATIA CANTON
Mas de 1994, quando aconteceu o primeiro evento, para cá, o que era projeto cresceu tanto que virou conceito. E entrou para a era da globalização. O Brasmitte começa com um seminário internacional, em São Paulo, que está marcado para acontecer entre 8 e 12 de julho, reunindo curadores, artistas, arquitetos e críticos de arte do Brasil, Alemanha e Suíça. A palavra Brasmitte, que batiza o projeto, une os nomes de dois bairros nas grandes metrópoles do Brasil e Alemanha. O Brás, em São Paulo, e o Mitte, em Berlim. O projeto liga virtualmente esses bairros que, historicamente, nasceram como zonas centrais e, com o crescimento das cidades, foram deslocados para a periferia. "Os dois bairros funcionam de forma semelhante, como cicatrizes abruptas. Cada qual guarda vilas operárias, prédios com pátios internos, galpões de fábricas abandonadas e hiatos urbanos desordenados", explica Brissac. Ao lado de Ricardo Ohtake, Brissac mapeou pontos estratégicos onde irão ocorrer eventos paralelos nos dois bairros, a partir do início de 1997. Interferências Nesses espaços acontecem interferências múltiplas, com artistas, arquitetos e pensadores brasileiros, alemães e suíços. A Suíça foi incluída no projeto por sua neutralidade e ambiguidade no que se refere à identidade nacional. Na Alemanha, Brissac expõe o projeto numa reunião no Senado de Berlim. "O grande desafio do Brasmitte é estabelecer uma rede de pessoas ligadas a projetos de intervenção urbana para que a curadoria seja verdadeiramente coletiva", explica Brissac. Dessa rede participam figuras fundamentais da arte e do pensamento contemporâneo, com incursões significativas nas experiências de projetos situacionais e transculturais. Entre eles está Alfons Hug, diretor da Casa das Culturas do Mundo de Berlim; Klaus Biesenbach, marchand e dono da galeria Kunst-Welk de Berlim, uma das primeiras a abrir uma filial no bairro do Mitte após a queda do muro; Dietmar Kmaper, filósofo e professor da Universidade de Berlim, ligado às áreas de novas mídias e novos espaços artísticos. Texto Anterior: Nova geração do mangue se renova com punk, noise e rap Próximo Texto: Sesi faz retrospectiva de Goeldi Índice |
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