São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videoinstalação de Éder Santos é exibida na Holanda

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O cineasta Éder Santos exibe a videoinstalação "O Lago e a Montanha", desde a semana passada, no Museu Municipal de Haia (Holanda).
O trabalho foi feito especialmente para o 14º World Wide Video Festival, que foi aberto na semana passada em Haia, com a presença da diretora da exposição "Documenta X", de Kassel (Alemanha), Catherine David.
A instalação é composta por um lago e uma montanha artificiais, que refletem 18 sequências de dois minutos de imagens, projetadas aleatoriamente de dois aparelhos de videodisco.
As imagens de um terceiro videodisco são projetadas atrás da montanha, representando o céu.
Segundo o assistente de Santos, André Amparo, 24, a instalação foi inspirada em uma das combinações possíveis formadas pelas moedas do I Ching, método milenar chinês de adivinhação.
O World Wide Video Festival, surgido no início da década de 80 como evento internacional voltado para a produção de vídeo, apresenta atualmente também produções feitas para computadores, como CD-ROM e Internet.
Santos é o único realizador latino-americano que participa das instalações montadas no Museu de Haia.

Texto Anterior: Idéia de roteiro nasceu em entrevista
Próximo Texto: Manifestação silenciosa inicia campanha contre despejos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.