São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anunciada morte de sucessor de Dudaiev

Rússia não confirma notícia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo pró-Rússia da Tchetchênia anunciou ontem a morte do novo líder rebelde, Zelimkhan Iandarbiev, 44. A informação foi negada pela Rússia.
Segundo a agência "Itar-Tass", Iandarbiev teria sido morto em um confronto com grupos rivais na região de Urus-Martan, 25 km ao sul da capital, Grozni.
Mas, segundo o serviço federal de segurança russo, o sobrinho de Iandarbiev é quem teria morrido no confronto.
Iandarbiev passou a liderar os tchetchenos na semana passada, após a morte de Djokhar Dudaiev, que iniciou o movimento separatista. Mas a morte de Dudaiev, apesar de admitida pelo governo russo, ainda provoca suspeitas.
Iandarbiev havia anunciado a continuidade da luta pela independência da república e nomeado Chamil Basaiev como o principal negociador com Moscou.
Segundo "Tass", ele teria sido eleito ontem como o novo líder dos tchetchenos. Basaiev comandou no ano passado um violento ataque à cidade de Budennovsk, sul da Rússia.

Texto Anterior: Paraguai investiga presença do Hizbollah perto do Brasil
Próximo Texto: Identificado suspeito de matar 34
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.