São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incra nega liberação de crédito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Incra, Raul do Valle, criticou reportagem publicada domingo pela Folha que mostra que o órgão deixou de usar crédito de US$ 4,5 bilhões junto a um grupo de bancos estrangeiros.
"Não recebemos nenhuma proposta de empréstimo. O que chegou foi um fax com papel datilografado em máquina de fundo de quintal. Eu não podia considerar esse pedaço de papel como empréstimo sério", disse.
Segundo ele, o documento não indica que bancos fazem parte do "pool". Traz apenas o nome de um representante do "pool", identificado como "comandante Marcelo", e o telefone de contato.
"É um papel apócrifo (sem autenticidade). Foi uma falta de responsabilidade transformar isso em matéria especulativa", disse.
Segundo ele, o Incra não é um órgão "hábil" para tomar um empréstimo internacional. "Isso tem de ser feito pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda."
Segundo Valle, a reportagem da Folha consultou a assessoria de imprensa sobre um assunto diferente do que foi publicado.
Segundo ele, em 1993 houve um financiamento, não levado adiante, para a informatização. "Resolvemos nós mesmos fazer essa tarefa, e está quase tudo pronto."
Ao contrário do que diz Valle, sua assessoria foi consultada sobre o empréstimo e afirmou que a operação estava parada porque o órgão não tem dinheiro para a contrapartida -parte que cabe ao governo nesse tipo de empréstimo.

Texto Anterior: Doação de lote racha sem-terra na Macaxeira
Próximo Texto: Tribunal nega pedido de prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.