São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CMN aprova federalização das dívidas de São Paulo

Governo cumpre promessa feita a Paulo Maluf em março

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O BC (Banco Central) deve divulgar nos próximos dias uma resolução que permitirá a troca de LFTM (Letras Financeiras do Tesouro Municipal) de São Paulo por LBC (Letras do Banco Central).
A troca foi solicitada pelo prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), ao presidente Fernando Henrique Cardoso em março.
Maluf pediu a troca de R$ 3,336 bilhões em títulos municipais por federais para reduzir o custo da dívida da prefeitura.
Na época, FHC negociava apoio para aprovar no Congresso Nacional a reforma da Previdência Social e evitar a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bancos.
Em troca do apoio do PPB às intenções de FHC, Maluf teria conseguido a federalização da dívida e um ministério. Na semana passada, o deputado Francisco Dornelles, do PPB do Rio de Janeiro, foi escolhido ministro da Indústria e Comércio.
O diretor de Normas do BC, Alkimar Moura, disse que a troca dos títulos será feita, mas não no valor solicitado por Maluf. Com a troca, a Prefeitura de São Paulo terá uma redução no custo de sua dívida.
Hoje, o governo paga a taxa Selic (média dos títulos públicos federais) mais um "spread" (custo adicional) pela rolagem dos títulos. A troca elimina o "spread" e o município passar a pagar apenas a taxa Selic.
A operação praticamente não tem custo para o BC. Já foi feita com diversos Estados, mas é considerada de risco.
Estava sendo estudada desde o ano passado e foi apressada depois do pedido de Maluf. Foi a primeira troca de títulos feita pelo governo federal com um município.
Segundo Pitta, o dinheiro economizado não será gasto em obras ou outros programas da prefeitura. "Nós vamos usar esse dinheiro para abater o saldo devedor da dívida pública", afirmou Pitta à Folha. "Esse é um compromisso que assumimos com o Banco Central", continuou.

Texto Anterior: Não decifram, mas devoram
Próximo Texto: Ação cita nomes de 107 no caso Banespa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.