São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major diz que o euro não seria aceito hoje

Eleição local vai ocorrer amanhã

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O premiê britânico, John Major, chega às eleições locais de amanhã com duas derrotas que podem ajudar a selar o fim do domínio conservador em 17 anos na política.
Anteontem à noite, Major admitiu que, se houvesse um plebiscito hoje no Reino Unido para definir a aceitação da moeda única européia, a proposta seria recusada.
A moeda, batizada de euro, deve ser implantada em 1999 e começar a circular em 2003. As metas econômicas para sua implantação e o orgulho nacional pela libra (que vale mais que o dólar) afastam o euro do eleitorado britânico.
Ontem à tarde, a Comissão Européia de Agricultura rejeitou definitivamente a proposta britânica de abate seletivo do gado para levantar o veto sobre a carne do país.
A União Européia determinou o embargo devido da "doença da vaca louca".
O Partido Conservador, de Major, está dividido internamente. Ontem, ele teve de evitar um "racha" dentro do partido.
A eleição geral está marcada para o ano que vem e a oposição trabalhista é favorita.
(IG)

Texto Anterior: Médicos de acusado recebem ameaça
Próximo Texto: Khmer Vermelho mata general no Camboja; Franceses não estão satisfeitos com Chirac; Líder sunita é morto a tiros no Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.