São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura favorece crescimento, diz Bird

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os países em desenvolvimento que se integrarem mais rápido e com maior intensidade à economia mundial vão crescer mais nos próximos dez anos.
A previsão está em relatório sobre as perspectivas da economia divulgado hoje em Washington pelo Banco Mundial (Bird).
O ritmo da integração econômica do mundo se acelerou entre 85 e 94 e vai crescer ainda mais nos próximos dez anos, diz o estudo.
A globalização tem sido incentivada pela liberalização de políticas econômicas nacionais e pelos avanços tecnológicos que facilitam a criação de redes de transporte e comunicação mundiais.
Até 2005, o Bird avalia que o comércio mundial vai se expandir a taxas superiores a 6% anuais em termos de volume, índice só comparável ao da década de 1960.
O Bird também prevê taxas de juros moderadas no período e ambiente econômico estável, embora ressalte que ele nunca estará totalmente livre de riscos.
No geral, os países em desenvolvimento tendem a ter uma fase de progresso nos próximos dez anos, mas os que tiverem políticas "ruins" vão ficar para trás em termos de integração e vão ter menores taxas de crescimento.
O estudo mostra que foi isso o que ocorreu entre 85 e 94: os 25% dos países em desenvolvimento que se integraram mais depressa cresceram em média 3 pontos percentuais a mais do que os 25% que se integraram mais devagar.
Na América Latina, o índice de velocidade de integração do Brasil não é dos mais altos: -0,28, em comparação com 1,44 do México, 0,65 do Chile e 0,59 da Argentina. Índices mais baixos que o do Brasil só tiveram o Uruguai, o Peru, o Panamá e o Haiti no subcontinente.
O relatório diz que o Brasil tem "forte compromisso em diminuir a inflação", "possivelmente vai tratar" de seus problemas fiscais em 96, mas que a política monetária apertada continuará a segurar a demanda interna e o crescimento, como ocorreu em 95, devido a juros reais "extremamente" altos.

Texto Anterior: Justiça pode quebrar hoje sigilo de conta corrente no Nacional
Próximo Texto: Abertura da telefonia será votada com maior rapidez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.