São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa julgamento do nazista Priebke

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O julgamento do ex-capitão nazista Erich Priebke, 82, acusado de autorizar o massacre de 335 civis italianos durante a Segunda Guerra Mundial, começa hoje em um tribunal militar de Roma.
O promotor militar de Roma Antonio Intelisano afirmou que Priebke "não sofre de arrependimentos" pelos crimes.
O ex-capitão alemão afirma ter sido obrigado a executar ordens "para não ser morto". Ele admite ter fuzilado, pessoalmente, pelo menos duas vítimas.
"Há casos documentados de pessoas que se negaram a receber ordens", afirmou Intelisano. "Também é preciso deixar claro que ele não era militar de carreira, integrava a SS (tropa de elite nazista) por decisão própria."
Em março de 1944, Priebke autorizou o assassinato de 335 pessoas, entre elas 75 judeus, nas Fossas Ardeatinas, na capital italiana.
Com o final da guerra, o ex-militar nazista se refugiou na Argentina, onde morou até novembro passado, quando foi extraditado para a Itália. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.

Texto Anterior: Juízo é tema de debate
Próximo Texto: Russo fabrica material nuclear e acaba preso; Ataque na Tchetchênia mata 5, diz agência; Burundi investiga massacre de 200 civis; África do Sul chega a acordo constitucional; Wasmosy afasta oficiais leais a Oviedo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.