São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 livros esclarecem principais dúvidas

Publicações adotam linguagem clara

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dois livros recentes, encontrados na maior parte das livrarias de São Paulo, podem se transformar em um valioso instrumento para a aquisição de informações sobre a hipertensão arterial. Eles utilizam uma linguagem clara e objetiva para transmitir conhecimentos básicos sobre a doença.
"Olha a Pressão!" (Ação Editorial, R$ 15) é escrito pelo nefrologista Artur Beltrame Ribeiro, professor-titular da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e pela jornalista Conceição Lemes.
O livro é elaborado sob a forma de perguntas e respostas que, segundo Ribeiro, refletem as dúvidas mais frequentes. "O retorno tem sido ótimo. Pessoas que não acham o livro nas livrarias acabam ligando para o consultório". A tiragem de 9.000 exemplares está praticamente esgotada.
"Abaixo a Pressão!" (Tec Arte Editora, R$ 15) é escrito pelo nefrologista Décio Mion Júnior, chefe da Liga de Hipertensão do HC-USP. A parceria de texto é com o escritor Lourenço Diaféria. O livro teve uma tiragem inicial de 23 mil exemplares.
Segundo Mion Júnior, a avaliação do livro feita por médicos e por pacientes tem sido extremamente favorável. "O grande mérito do livro é ensinar os aspectos importantes da hipertensão de maneira bem-humorada."
A mudança no estilo de vida é apontada como um dos fatores mais importantes no controle da hipertensão arterial. Essa mudança inclui parar de fumar, controlar a obesidade, diminuir a ingestão de sal na comida, praticar atividades físicas com regularidade, diminuir os níveis de estresse e controlar os níveis de colesterol no sangue.
(JB)

Onde encontrar - Ação Editorial: (011) 852-5601; Tec Arte Editora (011) 542-6897

Texto Anterior: Doença atinge hoje 16 milhões
Próximo Texto: Doenças de inverno serão tema de reunião; Curso analisa relação entre sintomas; Doação de remédios pode ser inócua; 40 semanas é melhor tempo de gestação; Pós-operatório de vesícula é analisado; Tecnologia torna operação mais cara; Cardiologistas fazem congresso em Santos; Evento aborda terapia de reposição hormonal; Especialistas discutem radicais livres; Livro tenta dar um xeque-mate na celulite; Infecção hospitalar aumenta risco de vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.