São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças de inverno serão tema de reunião; Curso analisa relação entre sintomas; Doação de remédios pode ser inócua; 40 semanas é melhor tempo de gestação; Pós-operatório de vesícula é analisado; Tecnologia torna operação mais cara; Cardiologistas fazem congresso em Santos; Evento aborda terapia de reposição hormonal; Especialistas discutem radicais livres; Livro tenta dar um xeque-mate na celulite; Infecção hospitalar aumenta risco de vida

JULIO ABRAMCZYK

Doenças de inverno serão tema de reunião
A prevenção e tratamento das doenças mais frequentes dos meses frios serão tema do 1º Consenso Nacional sobre Doenças de Inverno. As palestras serão transmitidas via satélite no dia 18 de junho, a partir das 10h. Inscrições tel. (9011) 5505-0033.

Curso analisa relação entre sintomas
A relação das doenças do nariz, ouvido ou garganta com a dor de cabeça, tosse ou sono, entre outros problemas, é o tema do curso "Fronteiras da Otorrinolaringologia", nos dias 17 e 18 próximos, na sede da Associação Paulista de Medicina, tel.(011) 232-3141.

Doação de remédios pode ser inócua
A ausência de comunicação na doação de remédios a populações necessitadas de medicamentos pode resultar em esforço inútil. Na antiga Iugoslávia, 15% dos remédios recebidos pela Organização Mundial da Saúde eram inutilizáveis e 30% não eram necessários.

40 semanas é melhor tempo de gestação
Estudo realizado no Japão envolvendo 88.936 recém-nascidos concluiu que o melhor tempo de gestação para o bebê é de 40 semanas. Para gêmeos, de 37 a 38 semanas. A pesquisa, de Hisanori Minakami, saiu no "Journal of the American Medical Association".

Pós-operatório de vesícula é analisado
Médicos da Universidade de Sheffield (Inglaterra) observaram que o tempo de internação e de retorno às atividades normais após a operação da vesícula era o mesmo usando tanto a técnica da videolaparoscopia quanto o emprego da pequena incisão cirúrgica.

Tecnologia torna operação mais cara
O médico N. H. Antia, de Bombaim, Índia, diz no "The Lancet" que os equipamentos para laparoscopia cirúrgica para vesícula são caros e que para cada operação feita por essa técnica nos países pobres, muitas outras poderiam ser feitas pelo método tradicional.

Cardiologistas fazem congresso em Santos
Em comemoração aos 20 anos de sua fundação, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, presidida pelo médico José Carlos Nicolau, realizará o 17º congresso da entidade de 30 de maio a 1º de junho em Santos, cidade que abrigou o primeiro congresso.

Evento aborda terapia de reposição hormonal
A 10ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo abordará temas como anticoncepção, esterilidade, climatério e terapia de reposição hormonal. O evento, destinado a profissionais da área, acontece de 12 a 15 de junho.

Especialistas discutem radicais livres
Mais de 800 especialistas do Brasil e do exterior vão se reunir de 27 a 29 de maio no 1º Congresso Internacional de Radicais Livres e Medicina Bio-Ortomolecular em Clínica Médica, no Centro de Convenções Rebouças. O risco cardíaco do brasileiro será discutido.

Livro tenta dar um xeque-mate na celulite
O cirurgião Bruno Massa, presidente da Sociedade Médica Italiana de Eletrolipólise, está lançando no Brasil o livro "Xeque-Mate à Celulite" (editora Paulus), onde ensina como diagnosticar o problema, os diferentes tipos que existem e as formas de resolvê-los.

Infecção hospitalar aumenta risco de vida
O uso abusivo de antibióticos e a falha em procedimentos básicos de higiene são as principais causas da infecção hospitalar. Esses fatos contribuem para o surgimento de bactérias resistentes, diz o Pe. Augusto Mezzomo, presidente do Congresso Brasileiro de Administração Total de Qualidade Hospitalar, que começa terça-feira no Centro de Convenções Rebouças.

Texto Anterior: 2 livros esclarecem principais dúvidas
Próximo Texto: Fotografias servem como prova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.