São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego preocupa o PC

DE PEQUIM

Desemprego em massa representaria uma instabilidade social que o Partido Comunista (PC) não quer enfrentar. Para este ano, o governo busca manter a taxa de desemprego urbano em 3,2%, contra 2,9% de 1995 e 2,8% em 1994.
Para o ano 2000, o governo chinês projeta uma cifra de 4%. A China tradicionalmente usa a taxa de desemprego urbano para descrever a situação do seu mercado de trabalho.
O governo chinês anunciou que não pode contar apenas com o acelerado crescimento econômico para combater o desemprego. Ele vai tentar, por exemplo, segurar o crescimento do desemprego com a imposição de restrições à migração do campo para a cidade.
As reformas pró-capitalismo deixam seus resultados mais evidentes nas cidades, o que funciona como um imã para atrair mais de 80 milhões de trabalhadores rurais em busca de trabalho temporário.
A China, o país mais populoso do mundo, com 1,2 bilhão de habitantes, vai tentar aumentar a oferta de empregos na zona rural.
O governo planeja intensificar seu investimento na agricultura e atrair mais capital estrangeiro para o setor.

Texto Anterior: China corta emprego vitalício
Próximo Texto: IPC da Fipe faz o juro real ficar em apenas 1% ao ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.