São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
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Quando o pai é melhor

PIERO GANCIA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Fui apresentado a Graham Hill em maio de 1961 por Wolfgang Von Trips, piloto da F-1 que acabou perdendo a vida em Monza em setembro do mesmo ano, quando liderava o Mundial.
O encontro ocorreu justamente no Principado que deu a Hill o título de "Mr. Mônaco", mais tarde compartilhado com o nosso Senna.
Joachim Bonnier acabara de vencer o GP de Montecarlo e resolveu reunir os amigos para um drinque no bar do Hotel de Paris.
Não me recordo ao certo sobre o que falamos, mas a lembrança que guardo do bicampeão é a de uma pessoa extremamente gentil. A imagem de gentleman e piloto romântico não é gratuita.
Basta dizer que, naquela mesa, ele estava rodeado de seus melhores amigos, todos adversários das pistas, como Innes Ireland, Bonnier e meu caro amigo Von Trips.
Hoje, isso dificilmente ocorreria. Na F-1 atual, pilotos só se reúnem ao redor de uma mesa se o encontro for de natureza profissional.
Nas pistas, Hill era um dos grandes. Guiava limpo, bonito, tinha trajetórias impecáveis.
Nem sempre demonstrava agressividade, mas, se fosse necessário, era capaz de mostrar os dentes.
Nunca fui apresentado a seu filho, Damon. Pelo que li sobre ele, porém, me parece que sabe reconhecer seus erros. E isso é, no mínimo, um traço digno de estima.
É difícil fazer uma comparação entre pai e filho como pilotos sem levar em conta que os carros da época de Graham andavam como as F-3 de hoje. Claro, a dificuldade de se pilotar o BRM do pai ou o Williams do filho é a mesma.
Ocorre que Graham foi campeão do mundo pilotando carros tão competitivos quanto os de seus adversários, enquanto o Williams de Damon é, de longe, o melhor bólido da atualidade.
Sempre é bom lembrar, porém, que a superioridade da Williams também é mérito do talento de Damon como acertador de carros. Mas, na pista, ele não tem a mesma determinação do pai.
A título de especulação, digamos que fosse possível comparar pilotos de épocas diferentes. Dos que vi nas pistas, daria nota 10 para Senna; 9,5 para Schumacher; 9 para Clark e Prost; 8 para Graham Hill e Lauda e 7 para Damon Hill.

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