São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Hill

SOBRE O PAI

- Graham
Nascimento - 17/02/29, em Hampstead, Inglaterra
Mulher - Bette
Filhos - Brigete, Damon e Samantha
Morte - 29/11/75, em acidente de avião em Barnet, Inglaterra

Corridas - 176
Poles - 13
Vitórias - 14
Pontos - 289
Voltas na liderança - 1.073
Melhores voltas - 10
Títulos - 2 (62 e 68)

- O número
5 foram os GPs de Mônaco vencidos por Graham Hill (63, 64, 65, 68 e 69), o que lhe rendeu o apelido de "Mr. Mônaco". Só foi superado por Ayrton Senna

- A carreira
1958 - Estréia na F-1, no GP de Mônaco (18/05)
1962 - Vence pela primeira vez (GP da Holanda) e conquista o primeiro título na F-1
1963 a 65 - É três vezes vice-campeão da F-1
1966 - Vence as 500 Milhas de Indianápolis
1968 - É bicampeão na F-1
1969 - É condecorado pela rainha da Inglaterra. Apesar de grave acidente em Watkins Glen (EUA), quando fratura as duas pernas, volta às pistas no mesmo ano
1972 - Em dupla com o francês Henri Pescarolo, vence as 24 Horas de Le Mans
1975 - Anuncia sua retirada das pistas e se torna gerente da equipe Embassy Hill Cars

- Equipes
1958 - Lotus Climax
1959 - Lotus Climax
1960 - BRM
1961 - BRM
1962 - BRM
1963 - BRM
1964 - BRM
1965 - BRM
1966 - BRM
1967 - Lotus BRM/Ford
1968 - Lotus Ford
1969 - Lotus Ford
1970 - Lotus Ford
1971 - Brabham Ford
1972 - Brabham Ford
1973 - Shadow Ford
1974 - Embassy-Lola Ford

- Frases
"Andar em um Fórmula 1 é o mesmo que tomar banho em uma banheira de gasolina, fumando um charuto."

"Com as mulheres, eu sempre faço assim: elas pedem um autógrafo e eu escrevo o número do meu quarto no hotel. Nunca se sabe o que pode acontecer."

"Cuidar de rosas em um jardim para o resto de minha vida, organizar festas para os filhos, sobrinhos e netos, ficar esquentando junto a uma lareira enquanto minha mulher faz tricô. Nada disso está nos meus planos. Vou correr até morrer."

"Não se morre só nas pistas. Pode-se morrer em qualquer lugar. Uma pista é mais segura que a maioria das estradas."

- O estilo
Famoso pelo humor fino, Hill nunca dirigira um carro até os 23 anos. Veio de família pobre e trabalhou como mecânico antes de ser piloto. Considerado um cavalheiro, foi um dos símbolos da era romântica da F-1

- Damon
Nascimento - 17/09/60, em Londres, Inglaterra
Mulher - Georgie
Filhos - Oliver, Joshua e Tabitha

Corridas - 56
Poles - 14
Vitórias - 17
Pontos - 272
Voltas na liderança - 987
Melhores voltas - 17
Títulos - 0

- O número
30,36% é a média de vitórias por corrida de Hill, a quarta melhor da história

- Equipes
1992 - Brabham Judd
1993 - Williams Renault
1994 - Williams Renault
1995 - Williams Renault
1996 - Williams Renault

- A carreira
1984 - Participa de provas de motociclismo (350 cc) e de F-Ford 1600
1985 - Faz a temporada completa da F-Ford 1600
1986 - É nono colocado na F-3 inglesa
1987 - Quinto colocado na F-3 inglesa, com duas vitórias
1988 - Terceiro posto na F-3 inglesa. Faz duas corridas na F-3000
1989 - Participa de prova da F-3000 inglesa e do Turismo inglês. Corre as 24 Horas de Le Mans e o Mundia de F-3000
1990 - Participa do Mundial de F-3000
1991 - Segue na F-3000 e se torna piloto de testes da Williams
1992 - Trabalha como piloto de testes da Williams e faz sua primeira corrida na F-1, pela Brabham, no GP da Inglaterra (12/07)
1993 - Terceiro no Mundial de F-1, pela Williams
1994 - Segundo no Mundial de F-1, pela Williams
1995 - Segundo no Mundial de F-1, pela Williams

- Frases
"Tenho que tentar."
(sobre a luta pelo título, em 95)

"Meu pai não era do tipo que se queixava. Encarava tudo sem medo. De certa forma, ele passou isso para mim. Não diretamente, mas dando o exemplo"

"Michael (Schumacher) parecia ter uma vantagem sobre todos no ano passado e eu acho que ele carregará isso para a Ferrari"
(sobre o rival, antes do início desta temporada)

"Sou mais o mais experiente da equipe e, naturalmente, acabarei sendo tratado como primeiro piloto"
(em 95, sobre sua futura relação com Jacques Villeneuve)

- O estilo
Considerado um piloto sem brilho, impressiona pela regularidade. Já se mostrou instável sob pressão. Tem problemas para negociar ultrapassagens

Texto Anterior: Quando o pai é melhor
Próximo Texto: Jacques quer uma própria identidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.