São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
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McDonald's põe à venda nos EUA 'hambúrguer com sabor adulto'

The Independent
de Londres

DAVID USBORNE
EM NOVA YORK

O futuro já chegou, e já posso senti-lo no meu estômago. Ele é gostoso, repleto de calorias e muito, muito adulto. É o "hambúrguer com sabor adulto".
Estou falando do Arch Deluxe. Ele pode ser apenas um pedaço de carne num pãozinho com algumas coisinhas a mais, mas para seus criadores é muito, muito mais do que isso. É a tentativa do McDonald's de amadurecer dez ou 20 anos e atrair a geração dos "baby-boomers", os norte-americanos que nasceram após a Segunda Guerra Mundial.
Confrontado com uma queda nas vendas, o McDonald's parece concluir que seus produtos precisam atrair mais o paladar adulto.
A rede de lanchonetes lançou seu novo hambúrguer no teatro Radio City Music Hall, em Nova York, num espetáculo cheio de glamour que causou em mim, pelo menos, um acesso de risos incontrolável. (Imagine a cena: a banda Rockettes dançando e cantando "Arch Deluxe, Arch Deluxe, pode acreditar, é o hambúrguer sensação".)
O Arch Deluxe não difere das opções já conhecidas, exceto pelo fato de que o pão é de farinha de batata, e o hambúrguer é mergulhado num "molho secreto" -maionese com mostarda pouco moída, com pedacinhos inteiros. Se você gosta do Big Mac, também vai gostar do Arch Deluxe.
O espetáculo de quinta é só parte do que será a mais cara campanha promocional de um único produto alimentício jamais vista, com um orçamento de US$ 200 milhões.
Quem terá muito trabalho pela frente será o embaixador onipresente do McDonald's, o palhaço Ronald McDonald, que recebeu ordem de amadurecer um pouco. Em uma blitz de comerciais, ele faz coisas "adultas", como jogar golfe com amigos e divertir-se ao lado de uma mesa de bilhar.
Será que o "rei dos hambúrgueres" pegou a doença da vaca louca? Um estudo de suas vendas, ao menos nos EUA, mostra que os lucros operacionais caíram 4% no primeiro trimestre do ano e, pela primeira vez, o faturamento das lojas diminuiu ligeiramente.
E embora o McDonald's ainda domine o ramo do "fast food", as pesquisas indicam que está sendo ameaçado pelo Burger King, a rede britânica que é sua principal concorrente.
Numa sondagem recente, apenas 54% dos americanos qualificaram os hambúrgueres do McDonald's de "excelentes" ou "muito bons", contra 67% no caso dos hambúrgueres da Burger King.E o Burguer King é mais procurado pelos adultos.
O McDonald's, porém, está indo muito bem no exterior, de modo que o Arch Deluxe se destina apenas aos EUA. Na França, ao menos, a rede vende o único produto que certamente funciona melhor como isca para adultos do que um hambúrguer: cerveja.

Tradução de Clara Allain

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