São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicar balanço será obrigatório

DA REDAÇÃO

As empresas com faturamento (vendas) acima de R$ 240 milhões anuais poderão ser obrigadas a publicar balanços, mesmo sendo de capital fechado (sem ações em Bolsa). A proposta consta de relatório de grupo de estudos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O presidente da CVM, Francisco Costa e Silva, diz ser "simpático" à proposta. A sugestão faz parte de uma série de estudos na CVM para mudar a Lei das Sociedades Anônimas.
Em termos legais, a CVM não pode exigir hoje que as empresas fechadas publiquem balanços. Costa e Silva diz que isso somente será possível com mudanças na lei pelo Congresso Nacional.
Thomás Tosta de Sá, ex-presidente da CVM, diz que as empresas têm a responsabilidade social de prestar contas à sociedade por meio da publicação de balanços. É o que acontece na Alemanha, por exemplo, com as companhias fechadas.
Rubens Tafner, presidente do (Ibef-SP), que reúne executivos financeiros, diz que se a empresa é de capital limitado, os sócios são conhecidos e não há interesses de acionistas a preservar com a publicação dos balanços.

Texto Anterior: Para Dieese, pressão continua
Próximo Texto: Deputado descarta limite à hora extra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.