São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o 48º paciente que foi tratado em Caruaru

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Secretaria da Saúde de Pernambuco confirmou ontem a morte de mais um doente renal que se submeteu a tratamento de hemodiálise no IDR (Instituto de Doenças Renais), em Caruaru.
A vítima é o mecânico Domingos José de Oliveira, 40. Ele estava internado desde 20 de abril no Hospital Barão de Lucena, em Recife, e morreu sábado à noite no HGU (Hospital Geral de Urgência).
Oliveira tinha sintomas de hepatite tóxica e passou mal durante sessão de hemodiálise. Ele foi levado à UTI, onde morreu. Ninguém soube informar o motivo do atraso na divulgação do caso.
O mecânico é o 48º doente renal submetido ao tratamento em Caruaru a morrer desde 20 de fevereiro. Desses, 42 tinham sintomas de intoxicação. Permanecem internados no Hospital Barão de Lucena 36 pacientes.
A contaminação dos 126 ex-pacientes do IDR ocorreu entre os dias 13 e 17 de fevereiro e foi provocada por uma toxina produzida por uma microalga presente na água usada no processo de filtragem do sangue dos doentes renais.
As famílias das vítimas reivindicam na Justiça indenização pelas mortes. O governo federal já anunciou que vai conceder pensão aos parentes dos mortos.
Homicídio culposo
A Polícia Civil, que investigou as mortes, indiciou sob acusação de homicídio culposo (sem intenção) os diretores da clínica, Bráulio Coelho e Antonio Bezerra Filho. Os acusados dizem que são inocentes.
As duas clínicas de hemodiálise de Caruaru -únicas na região- permanecem fechadas. A Secretaria de Saúde pode definir na próxima semana o local onde será instalado um novo centro de atendimento a doentes renais. A obra, orçada em cerca de R$ 380 mil, deve ficar pronta em três meses.

Texto Anterior: Pacientes não têm acesso a tratamento
Próximo Texto: Policiais podem ter participado de fuga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.