São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA têm inflação de 0,4% em abril

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os Estados Unidos registraram inflação de 0,4% em abril, taxa igual à do mês de março, informou ontem em Washington o Departamento do Trabalho.
O índice confirmou a previsão do governo e enfraqueceu a tese de que a alta dos combustíveis provocaria um aumento generalizado de preços em abril.
Excluídos os aumentos de combustíveis e alimentos, a inflação de abril teria sido de 0,1%.
Somente energia e gasolina tiveram, respectivamente, aumentos de 3,2% e 3,7% em março.
Esperava-se que o impacto dessas altas no custo de vida de abril fosse maior.
Mercado
A divulgação do índice de inflação foi bem recebida pelo mercado financeiro. A Bolsa de Nova York teve alta de 0,75% ontem.
Com a taxa tendo ficado dentro das previsões otimistas -apesar dos fortes aumentos de alimentos, energia e combustíveis-, o mercado voltou a cogitar a possibilidade de que o Fed (banco central norte-americano) reduza novamente os juros.
Há vários meses o Fed não corta as taxas de juros com medo de sobrereativar a economia e incentivar a espiral inflacionária.
Carros
As vendas de carros nos Estados Unidos caíram 2,5% em abril com relação ao mesmo mês do ano passado, informou ontem o Departamento do Comércio.
No varejo, as vendas caíram 0,3%. O resultado final considera também as vendas das fábricas às concessionárias. Trata-se da maior queda mensal desde outubro de 91. Em março, as vendas do setor já haviam caído 0,7%.

Texto Anterior: Um vendaval chamado globalização
Próximo Texto: Preço de plano de saúde poderá recuar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.