São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessão solene comemora o centenário de Belmonte

DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (rua Benjamin Constant, 158, tel. 011/ 232-8064) promove hoje, às 18h, uma sessão solene em homenagem ao centenário do caricaturista Benedito Bastos Barreto, o Belmonte (1896-1947). Criador do personagem Juca Pato, ele nasceu em 15 de maio de 1896.
A sessão será aberta com uma conferência do jornalista Silveira Peixoto, "O Meu Belmonte". Peixoto foi amigo de Belmonte e trabalhou junto com ele. Em seguida, Samuel Pfromm Neto vai falar sobre "Belmonte - História e Literatura Infantil".
Além de ter sido um dos mais célebres caricaturistas entre os anos 20 e 40, Belmonte foi historiador e também ilustrador. Criou, por exemplo, as primeiras ilustrações para os personagens de "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato.
Trabalhando na "Folha da Noite", da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha, Belmonte incomodou até Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial. Graças às suas charges, foi atacado pela locutora da Rádio Berlim, em janeiro de 43.

Texto Anterior: Conto inédito de Machado sai em livro
Próximo Texto: Louise Bourgeois passeia pelo inusitado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.