São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo FHC é criticado

The Economist de Londres

A revista britânica "The Economist", uma espécie de guia para empresários e políticos europeus, trouxe reportagem criticando os abusos contra direitos humanos ocorridos no Brasil.
Segundo o texto, o país é uma democracia civil há mais de uma década, tem um presidente que já foi exilado político e as Forças Armadas são relativamente pequenas.
No entanto, diz a reportagem, "os registros sobre direitos humanos no Brasil são desoladores".
"O problema começa com as polícias militarizadas", critica a "Economist", que cita então o caso da morte dos 19 sem-terra no Pará como exemplo de impunidade policial.
Mostra também como funciona a Justiça Militar, criticando sua existência. O julgamento da Candelária (RJ) é citado como "melhor que nada".
Ao citar o programa de direitos humanos de FHC, lançado dia 13, a "Economist" afirma que ele traz uma "cornucópia de intenções".
"A necessidade de reformas parece óbvia para a maioria das pessoas -menos para alguns conservadores entre a base de apoio do governo. Cinco dias antes de o plano ser lançado, o Senado votou contra um projeto da oposição que daria poder às cortes para julgar crimes policiais", diz o texto.

Texto Anterior: Polícia Federal investiga morte de guaranis-caiuás no MS
Próximo Texto: PT quer fim de paralisação em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.