São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA fizeram reforma japonesa

DA REPORTAGEM LOCAL

A reforma agrária do Japão tem uma particularidade interessante: foi patrocinada e executada por americanos após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.
"O general Douglas MacArthur (que liderava o Supremo Comando das Forças Aliadas no Japão) foi o grande responsável pela reforma japonesa", diz José Juliano de Carvalho, professor de Economia Agrícola da Faculdade de Economia da USP.
Em apenas 21 meses (entre abril de 1947 e dezembro de 1948), um terço da área agrícola (1,9 milhão de hectares) foi desapropriada; 90% da área agrícola passou a ser cultivada por agricultores-proprietários.
Antes da reforma, metade dos agricultores eram arrendatários -ou seja, não eram os donos das terras, tendo de pagar uma taxa mensal para os proprietários.
Após a Segunda Guerra, os americanos buscaram destruir o militarismo japonês, que encontrava apoio nos proprietários de terras.
Rentistas
Nessa época, os grandes proprietários não trabalhavam a terra, mas viviam da renda fundiária.
O fato de os trabalhadores beneficiários da reforma agrária já estarem trabalhando a terra facilitou o processo: não foi preciso nenhum deslocamento de pessoas. Houve apenas a transferência da propriedade e o fim do pagamento da renda.
Em 1965, apenas 5% das propriedades eram cultivadas por arrendatários.
O preço da terra ficou congelado após a guerra. Com a inflação alta e os longos prazos dados aos os novos proprietários, o pagamento pelas terras foi muito baixo. "Uma extraordinária transferência de renda", diz Veiga.

Texto Anterior: Países ricos promoveram acesso à terra
Próximo Texto: Coréia teve projeto radical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.