São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo tem parceiro estrangeiro

CÉLIA DE GOUVEIA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A experiência de relacionamento com uma empresa estrangeira, como é a Caterpillar, influenciou a decisão do grupo Baehma de investir em fast food, com a rede de lanchonetes Arby's.
Guilherme Affonso Ferreira explica: com o desaquecimento no setor de equipamentos, o grupo não queria se tornar apenas uma companhia de participações em outras empresas.
Sua direção queria aplicar o know-how administrativo adquirida na revendedora Caterpillar de Salvador em um novo negócio.
Além disso, queria usar a prática de trabalhar em parceria com um grupo estrangeiro.
"Para muitos empresários, pode parecer uma experiência pobre ter de seguir um código de normas de atuação. Mas consideramos muito gratificante seguir um modelo já pronto", diz Ferreira.
Decidido a buscar essa diversificação, o grupo Bahema conseguiu a franquia master da cadeia norte-americana Arby's, especializados em sanduíches com rosbife.
Os planos para a Arby's são ambiciosos. Ferreira diz que fast food é um negócio que exige operações de larga escala para ser rentável.
Por isso, pretende chegar ao ano 2000 com 200 lanchonetes Arby's no Brasil -60 do grupo Bahema e 140 franquias.
Para viabilizar seus planos, uma das armas é aprender com quem está dando certo. Ferreira procura sempre trocar informações com franqueados da Arby's em outros países.
(CGF)

Texto Anterior: Crise bancária dá espaço a cursos de análise de risco
Próximo Texto: Sherlock Holmes e o paraíso dos pobres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.