São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Licenciamento pode sair caro

Donos de veículos com placa de final 1 ou 2 podem ter uma surpresa desagradável ao fazer o licenciamento-96 no Estado de São Paulo.
Não se trata, apenas, de multas inesperadas, principalmente as aplicadas em rodovias, que demoram mais para ser processadas. Pode surgir uma diferença no valor do IPVA (imposto sobre veículos) pago em anos anteriores.
A diferença é cobrada com correção (pela Ufesp), multa de 20% e juros de 1% ao mês. Por isso, mesmo um pequeno valor pode se tornar significativo.
Segundo a Secretaria da Fazenda, continuam a surgir diferenças porque o controle de bloqueio (cruzamento de dados por computador) começou a funcionar, em 1995, a partir do final de placa 3.
Em 96, como em 95, o licenciamento teve início em abril, com o final de placa 1. Maio é a vez do final de placa 2. A partir do mês que vem (final de placa 3) será mais difícil surgirem diferenças porque serão veículos que já passaram pelo controle automatizado.
Esse controle, que também acusa o não-pagamento (caso de falsificação de guias), resultou em forte aumento da arrecadação do IPVA.
A evasão era grande, diz um técnico da Fazenda. Há casos, explica ele, em que o dono do carro erra ou paga determinado valor de IPVA que não corresponde à classificação no Detran.
A Fazenda tira dúvidas na rua Rangel Pestana, 300, térreo.

Texto Anterior: Conheça regra básica e evite ser enganado
Próximo Texto: Tire dúvidas sobre a nova taxa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.