São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série réune pensadores

DA REPORTAGEM LOCAL

"Física Atômica e Conhecimento Humano", ensaios escritos entre 1932 e 1957 pelo físico dinamarquês Niels Bohr, é o primeiro livro de uma série que pretende reunir autores "fundamentais" deste século nas áreas de ciência, história e filosofia da ciência.
Um dos livros da série, recém-lançado pela Contraponto Editora, "A formação do espírito científico", de Gaston Bachelard (1884-1962), ganha pela primeira vez versão em língua portuguesa.
Isso porque sua herdeira, Suzanne Bachelard, exigia aprovar pessoalmente qualquer tradução antes de ceder os direitos. Suzanne já havia recusado três versões em português.
A série inclui ainda "O Valor da Ciência", do matemático, astrônomo e filósofo Henri Poincaré (1854-1912), já lançado, "A Parte e o Todo", do Prêmio Nobel de Física Werner Heisenberg (1901-76), que será lançado durante a reunião anual da SBPC, em julho, "Crítica e Crise", do historiador alemão Reinhardt Koselleck (previsto para setembro) e "O Pensamento Chinês", de Marcel Granet (previsto para novembro).

Texto Anterior: Bohr mostra como venceu Einstein
Próximo Texto: A 'mina' de ossos humanos dos arqueólogos espanhóis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.