São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
O valor da marca
MARCELO CHERTO Para qualquer empresa, a marca é um dos ativos mais importantes. Para um franqueador, mais ainda. A marca é um dos elementos mais essenciais (e talvez o mais visível) de seu "pacote de franquia". Afinal, todo franqueado é uma espécie de "locatário" da marca do franqueador. De certa forma, a adota como sobrenome corporativo.Mesmo porque a marca que identifica um estabelecimento é que permite que o consumidor saiba que ali se comercializam os produtos ou serviços em que ele, consumidor, confia. E que deseja consumir. Produtos e serviços dos quais sabe exatamente o que pode esperar. Sem grandes chances de surpresas desagradáveis. Daí o cuidado que qualquer um que se ponha a franquear algum negócio deve ter antes de iniciar a concessão de suas franquias. Cuidado que, infelizmente, às vezes é deixado de lado. Por pressa, ignorância ou falta de orientação adequada. Tanto que, volta e meia, a gente toma conhecimento de que um franqueador está enfrentando alguém que questiona seus direitos sobre uma determinada marca. Que, geralmente, incluem o direito de autorizar terceiros (inclusive franqueados) a fazer uso dela. Graças a Deus, têm sido raros os casos em que o franqueador acaba mesmo perdendo o direito à marca, causando um enorme transtorno para si próprio e para seus franqueados. Mas, à medida que proliferam as redes franqueadas e mais e mais franquias internacionais aportam no Brasil, esses conflitos tendem a se tornar mais frequentes. E mais danosos. Portanto, um conselho: se você é, ou pretende ser, um franqueador, procure saber como funciona o registro de marcas. Não copie modelos americanos, pois nem sempre o que funciona lá é compatível com as leis daqui. E, se você é um candidato a franqueado, olho vivo. Verifique a situação jurídica da marca da franquia que pretende adquirir antes de assinar o contrato ou fazer qualquer pagamento. Seguro morreu de velho. Texto Anterior: Brasil importa garrafas para bebidas Próximo Texto: Produtores de café assinam acordo Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |