São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
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Cliente troca restaurante por fast-food

Consumidor vê preço e opções

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os consumidores de classe média dos grandes centros urbanos estão trocando os restaurantes pelas redes de fast-food, especialmente pelas lanchonetes mais sofisticadas, que oferecem diversas outras opções de comida, além de sanduíches.
Essa tendência tem uma explicação simples: o preço para frequentar um restaurante se tornou muito alto e a alternativa passou a ser ir a uma lanchonete.
"Estamos notando um afluxo maior de pessoas que antes frequentavam restaurantes mais caros", afirma José Vittorato Neto, 42, diretor administrativo e financeiro do America, rede que tem sete lanchonetes, com um cardápio que inclui de sanduíches a grelhados e saladas.
"A classe média está deixando de ir a restaurantes", considera Luciano Nieri, diretor da Bon Grillê, empresa com nove restaurantes que servem, basicamente, grelhados.
Cardápios enxutos
A expansão das redes de lanchonetes mais sofisticadas não estaria condicionada apenas, porém, à atual conjuntura econômica do país.
Em muitos países, cresce a tendência de maior demanda pelos serviços de restaurantes que seguem a linha batizada pelos especialistas em marketing de "casual dinning".
Ou seja, são restaurantes mais arrumados do que as lanchonetes, mas com cardápios mais enxutos e preços menores do que os dos restaurantes tradicionais, que oferecem muitas opções, mas cobram mais pela comida.
Nos Estados Unidos, os consumidores gastam, em média, entre US$ 12 e US$ 20 nesse tipo de restaurante, segundo Guilherme Affonso Ferreira, presidente da Arby's.
Nas 16 lanchonetes Arby's existentes na cidade de São Paulo, a grande maioria do público é de classe média -tanto que 65% dos consumidores têm diploma universitário.
Sem caçar o cliente
Além do preço, outro fator de atração desse tipo de restaurante é que muitos deles estão instalados em shopping centers.
"Nos shopping centers, não é preciso sair à caça do cliente. Ele já está lá, passeando, muitas vezes com toda a família, e comer fora também é uma forma de lazer", diz Nieri.
A maior procura por parte da classe média não significa, porém, que as redes de lanchonetes não estejam também notando uma leve redução no faturamento nas últimas semanas.
No caso do America, houve queda em torno de 3% a partir da primeira semana de abril.

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