São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coen, Trier e Leigh dividem favoritismo

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

O drama familiar britânico "Secrets and Lies" (Segredos e Mentiras) de Mike Leigh, ganhou o Prêmio da Crítica Internacional do 49º Festival Internacional de Cinema de Cannes (França), na mostra competitiva.
Ao lado do do melodrama dinamarquês "Breaking The Waves" (Quebrando As Ondas), de Lars Von Trier, e do policial americano "Fargo", dirigido por Joel Coen, "Secrets and Lies" era apontado também com um dos favoritos para receber, na noite de hoje, a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival.
"Le Prionnier du Caucase", de Serguei Bodrov, ganhou o Prêmio da Crítica Internacional para as seções paralelas do festival. "Le Ferry" e "Le Courrier", de Laila Pakalnina, ficaram com a menção especial.
O grande azarão do ano é o canadense "Crash" (Colisão) de David Cronenberg, baseado no romance homônimo de J. G. Ballard ("Império do Sol"). Foi o filme que mais catalisou admiração e repulsa do festival, devido ao clima de pesadelo sexual sadomasoquista. Seria a Palma de Ouro mais polêmica da década. Faria sentido num júri presidido pelo cineasta americano Francis Ford Coppola ("Apocalipse Now").
A lista de possíveis vencedores na categoria de melhor diretor deve incluir ainda o italiano Bernardo Bertolucci, que dividiu opiniões com seu sensível mas irregular drama romântico "Stealing Beauty" (Beleza Roubada), e o finlandês Aki Kaurismaki, que voltou à atividade com novo fôlego em "Ao Longe Vão As Nuvens", uma comédia sobre o desemprego.
Há quatro candidatos em cada categoria de melhor intérprete. O prêmio de melhor atriz está entre a britânica Brenda Blethyn ("Segredos e Mentiras"), a escocesa Emile Watson ("Quebrando as Ondas"), a americana Frances McDormand ("Fargo") e a finlandesa Kati Outinen ("Ao Longe Vão As Nuvens"). O britânico Jeremy Irons ("Beleza Roubada"), o francês Daniel Auteuil ("O Oitavo Dia" e "Os Ladrões") e os italianos Nanni Moretti ("A Segunda Vez") e Marcelo Mastroianni ("Três Vidas e Uma Só Morte") lideram entre os atores.
Os jurados têm ainda à disposição dois Prêmios do Júri, que podem ser concedidos a filmes ou a trabalhos específicos. Não causaria espanto se fossem lembradas a trilha musical de "Kansas City" de Robert Altman e a direção de fotografia e cenografia de "Temptress Moon" de Chen Kaige.
Após o anúncio dos premiados da mais equilibrada e agradável disputa recente em Cannes, será exibida a comédia americana "Flirting With Disaster" (Flertando com o Desastre), de David O. Russell.

Texto Anterior: Herchcovitch desfila sua nova coleção
Próximo Texto: Brasil 1; Brasil 2; Brasil 3; Brasil 4; Veneza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.