São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gramado homenageia Cinédia

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A Cinédia, uma das principais produtoras da história do cinema brasileiro, será a principal homenageada do 24º Festival de Gramado, que acontece entre 9 e 17 de agosto próximo.
O Troféu Oscarito, iniciativa do festival e do Banco do Brasil, será entregue a Alice Gonzaga, filha do crítico e diretor Adhemar Gonzaga, criador do estúdio. Uma retrospectiva está sendo organizada.
O longa-metragem nacional volta a ter uma competição exclusiva, com o festival assumindo a classificação de evento do "cinema latino e brasileiro". Cinco filmes serão convidados a concorrer. "Não sei se teremos mais que isso até agosto", explica o diretor executivo do festival, Enoir Zorzane. "Queremos cinco filmes bons neste ano de retomada."
Haverá ainda uma competição latina com títulos de nove países. O Brasil não participará da disputa nesta categoria. Os dois principais títulos confirmados são "Guantanamera", de Tomas Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío (Cuba), e "As Afinidades Eletivas" dos irmãos Taviani (Itália).
O festival vai formar três júris distintos, para conceder kikitos nas categorias longa brasileiro, longa latino e curta e média nacionais.
O Kikito especial para uma personalidade estrangeira não tem ainda homenageado certo. A honra deve ser de uma personalidade do cinema francês ou espanhol. Carlos Saura ("Cria Cuervos") é um dos cogitados.

Texto Anterior: Brasil 1; Brasil 2; Brasil 3; Brasil 4; Veneza
Próximo Texto: Show lança hoje filme 'Mil e Uma'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.