São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa da Globo será investigado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA; DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara dos Deputados vai pedir hoje à Procuradoria Geral da República que mande investigar se a Rede Globo tem responsabilidade na morte, em Porto Alegre (RS), de Felipe Boch Tesch, 15, e Gustavo Boch Tesch, 17.
O pedido vai ser encaminhado pelo deputado Gilney Viana (PT-MT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias.
Os dois irmãos morreram na semana passada por causa de queimaduras sofridas durante uma brincadeira em que tentavam imitar o programa "Ponto a Ponto", que vai ao ar aos domingos.
Em um dos quadros, os competidores empurram bolas envoltas em fogo por uma rampa, usando roupas e luvas especiais contra queimaduras.
A Comissão da Câmara quer que a procuradoria apure se o programa estimulou a atitude dos dois.
Viana alertou a emissora para os riscos da imitação em carta encaminhada no dia 24 de abril ao empresário Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.
Na carta, o deputado disse que, "não obstante os cuidados da produção (que não são devidamente explicitados ao público)", as cenas podem estimular crianças e adolescentes a tentar reproduzi-las.
O vice-presidente de Operações da Globo, J.B. de Oliveira Sobrinho, o Boni, respondeu ao deputado no dia 6 de maio.
Na carta, informa ao deputado que todos os concorrentes do programa são protegidos adequadamente e "cobertos por seguros de vida e contra acidentes".
Quanto à imitação, diz que "estudos internacionais mostram que crianças normais não são suscetíveis de indução dessa espécie".
Na representação que encaminha hoje, o deputado pede que o programa seja suspenso caso fique comprovada a influência do quadro na brincadeira dos irmãos.
No Rio Grande do Sul, a Procuradoria da República requisitou fitas com as quatro últimas gravações do programa. Os procuradores Domingos Sávio da Silveira, 34, e Maria Hilda Pinto instauraram inquérito na sexta-feira.
Silveira disse que, no Estatuto da Criança está definido que, em horário de programação infantil, os programas devem ter cunho cultural, informativo ou educativo.
Paulo Carneiro, diretor da Divisão de Divulgação e Imprensa da Rede Globo, disse que a emissora não vai se manifestar sobre o caso até receber notificação da Justiça.
Até o final da tarde de ontem, a Globo não havia sido comunicada oficialmente.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Estudo analisa agressão a mulheres
Próximo Texto: Consumidor espera rádio há 4 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.