São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Industriais do RS reclamam a Dornelles

DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

O ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Dornelles, comprometeu-se ontem, em Porto Alegre (RS), a estudar eventuais mudanças no funcionamento do Cadastro de Inadimplentes (Cadin) do governo federal.
Dornelles se reuniu ontem com empresários gaúchos que se queixaram da rigidez do Cadin, chamado de "opressor" pelo presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Dagoberto Lima Godoy.
As empresas que constam do Cadin, por débito para com órgãos do governo federal, ficam impedidas de receber financiamento e sofrem prejuízo em seus negócios. Dornelles disse que o assunto o preocupa. Ele pediu a Godoy que encaminhe sugestões para o problema.
Até R$ 1,00
"Muitas vezes as empresas estão prestes a fechar um negócio de exportação ou um financiamento para um projeto e se descobrem no Cadin. E não sabem por quê. O governo não informa. Às vezes é uma dívida insignificante. Já houve caso de R$ 1,00", disse Godoy.
Segundo ele, a empresa "fica sem condições de operar ou fica compelida a pagar impostos que acha que não deve". O presidente da Fiergs, que chamou o Cadin de "lista negra", declarou que o governo tem direito e dever de cobrar devedores, mas "não pode oprimir e se transformar em um algoz do contribuinte".

Texto Anterior: Brasil volta a derrotar EUA na OMC
Próximo Texto: Brasil volta a derrotar EUA na OMC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.