São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há mais mulheres no mercado

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A perda do poder aquisitivo das famílias vem gerando uma situação curiosa no mercado de trabalho. A cada mês aumenta o número de mulheres e de idosos (acima de 60 anos) que estão participando do mercado de trabalho, como ocupados ou desempregados.
Sérgio Mendonça, diretor técnico do Dieese, diz que hoje há mais mulheres no mercado de trabalho do que no passado, especialmente em cidades fora da capital paulista.
Hoje, no universo de mulheres em idade ativa (acima de dez anos), mais da metade (50,3%) está no mercado (ocupadas ou desempregadas). Esse número é recorde desde o início da pesquisa, em janeiro de 85. Em abril do ano passado esse índice era de 49,9% e, em abril de 85, de 44,5%.
A participação dos cônjuges também cresceu. Em abril de 85, 35,6% dos que trabalhavam tinham o parceiro no mercado. O número foi de 47,3% em abril de 95 e de 48,5% no mês passado.
Idosos
O mesmo ocorre com os homens acima de 60 anos. Hoje, 23,9% deles continuam empregados ou estão procurando emprego. O número também é recorde. Há um ano o índice estava em 21,5% e, em abril de 85, em 17,8%.
Segundo Mendonça, 1 em cada 4 idosos está no mercado. A explicação para isso é simples, diz o diretor do Dieese. "As aposentadorias pagas no país não são suficientes para manter as pessoas." (MCz)

Texto Anterior: Desemprego em SP avança até 15,9%
Próximo Texto: Vestuário pressiona a inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.