São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA renovam privilégio da China em comércio

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, anunciou ontem que seu país vai renovar o status da China de "nação mais favorecida" para o comércio.
A decisão ainda precisa passar pelo Congresso. Mas as principais lideranças da oposição, inclusive o candidato presidencial Bob Dole, concordam com a proposta.
A decisão ocorre apesar de na semana passada os EUA terem ameaçado a China com as maiores sanções comerciais da história, no valor de mais de US$ 3 bilhões, por suposta prática de pirataria contra produtos intelectuais.
Como candidato em 1992, Clinton acusava o então presidente George Bush de "mimar" os chineses por lhes conceder a condição de "nação mais favorecida". Defendia a tese de que os EUA só deveriam comerciar com os chineses quando seu governo respeitasse direitos humanos.
Ontem, ele se justificou: rebaixar a China significaria "voltar a um período de isolamento mútuo que prejudicaria interesses dos EUA".
(CELS)

Texto Anterior: Itália prende mafioso mais procurado
Próximo Texto: Presidente de Taiwan quer visitar China
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.