São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente de Taiwan quer visitar China

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, 73, propôs ontem em sua cerimônia de posse visitar a China para se encontrar com dirigentes comunistas, seus rivais históricos. Lee lançou a idéia da "jornada da paz" ao assumir como primeiro presidente eleito numa votação democrática em 5.000 anos de história chinesa.
Seria o primeiro encontro entre os líderes comunistas e nacionalistas para discutir a reunificação.
Mas a China rejeitou a idéia, dizendo que Lee Teng-hui não é sincero na proposta. O governo comunista acusa o presidente de sabotar a reunificação.
Em 1949, os comunistas venceram a guerra civil. Os nacionalistas se refugiaram na ilha de Taiwan.
O governo comunista pressiona por reunificação "acelerada", enquanto Taiwan exige eleições livres na China para voltar ao controle de Pequim.
Lee Teng-hui repetiu a previsão de reunificação no século 21 e sua intenção de aumentar a participação de Taiwan no cenário internacional. A estratégia desafia Pequim, que busca impor isolamento diplomático à "ilha rebelde".
'Plano secreto'
O governo comunista afirma que Lee articula "plano secreto" para levar a ilha à independência.
"No futuro, com a convocação de meu país e o apoio de seu povo, eu gostaria de embarcar numa jornada de paz para a China continental", afirmou Lee Teng-hui.
Lee, que já governava desde 1988, após eleição presidencial indireta, foi reeleito no dia 23 de março com 54% dos votos.
Lee não anunciou ontem fim da proibição de laços diretos com a China em comércio, transporte e comunicação, conforme exige o governo chinês. Embora Taiwan seja um dos principais investidores nas reformas pró-capitalismo de Pequim, os laços passam por uma terceira região, em geral Hong Kong ou Japão.

Texto Anterior: EUA renovam privilégio da China em comércio
Próximo Texto: Lituânia apreende material radioativo; Peru teme eleição de populista no Equador; Bomba explode em escritório do FBI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.