São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O teste dos tucanos

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - O PSDB é um partido jovem, que terá seu grande teste nas urnas na próxima eleição. Sim, porque a eleição de FHC em 94 foi erguida sobre o Plano Real.
Em outubro, o número de prefeitos eleitos pelos tucanos dará a exata medida do partido.
Muitos prefeitos eleitos consolidariam o PSDB como um partido de verdade, com bases espalhadas pelo país. Estaria afastada a pecha de partido de elite, de gabinetes, desgarrado da sociedade.
Por outro lado, um número pequeno de prefeitos vencedores em outubro significará que o partido é apenas um plano econômico e um intelectual, ex-ministro da Fazenda, que o implantou e hoje ocupa a Presidência.
Por isso, as eleições de outubro representam um teste de fogo para os tucanos. Eles sabem disso. E que não será nada fácil.
Apesar do Plano Real, de FHC e do apoio que os ministros prometem para os aliados, uma eleição de prefeito depende muito da militância local. Depende da existência real de um partido na cidade onde ocorre a votação.
Munidos de uma pesquisa sobre preferência partidária no país, os tucanos sabem que o PT e o PMDB estão na frente em quase todos os Estados.
Essa tentativa de se consolidar como partido é o grande pano de fundo das recentes escaramuças trocadas entre alguns tucanos e integrantes do PFL. O PFL foi o aliado de primeira hora do PSDB na eleição de FHC.
Em tese, tucanos e pefelistas seriam como água e óleo. Só que houve a mistura forçada para eleger FHC. E os tucanos temem não encontrar mais a fórmula para separar essas duas substâncias, hoje indissociáveis.
Essa busca da identidade perdida, da social democracia esquecida, será a tônica das políticas de FHC daqui para diante. É assim que devem ser interpretadas suas ações e eventuais disputas na aliança PSDB x PFL.

Texto Anterior: FHC e "eles"
Próximo Texto: A volta do polvo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.