São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camdessus obtém 3º mandato no FMI

Francês é o primeiro a se reeleger duas vezes

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Sete meses antes do final de seu segundo mandato, o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Michel Camdessus, foi reeleito ontem para o cargo, por unanimidade, pela diretoria executiva da entidade.
Camdessus, 63, é a primeira pessoa a obter um terceiro mandato como o principal dirigente do fundo. A diretoria executiva, integrada por 24 países, inclusive o Brasil, resolveu antecipar a reeleição de Camdessus, em movimento que surpreendeu observadores das organizações multilaterais.
O representante do Brasil na diretoria, Alexandre Kafka, convocou a reunião de ontem, na sua qualidade de decano do órgão.
Embora não houvesse expectativa de que alguém pudesse ser lançado como candidato de oposição a Camdessus, o diretor-gerente vinha recebendo críticas por algumas de suas recentes decisões.
Vários países europeus não disfarçaram seu descontentamento, por exemplo, quando, em janeiro de 1995, Camdessus ajudou o presidente dos EUA, Bill Clinton, a articular o pacote de ajuda de US$ 50 bilhões ao México.
Camdessus assumiu o comando do fundo em 1987. Antes, presidira por três anos o Banco da França.

Texto Anterior: Vendas caem 3,7% em abril
Próximo Texto: Cai venda de supermercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.