São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porta giratória evita 3º assalto a banco

Mecanismo aciona trava automática

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma tentativa de roubo a banco deixou ontem de manhã um ladrão baleado pela Guarda Civil e uma pessoa atropelada pela Rota.
José de Souza Lima foi acusado de participar do assalto frustrado. Ele é um dos 51 presos que escaparam do pavilhão 7 da Casa de Detenção, no Carandiru (zona norte de SP) por um túnel de cem metros de comprimento no último dia 9.
Lima está condenado a sete anos e nove meses de prisão. Ele foi baleado por um guarda-civil quando tentava fugir com outros três companheiros. A polícia deverá ouvi-lo no inquérito que apura a fuga do presídio. Ele não deu entrevista.
A tentativa
Essa foi a terceira vez que a agência do Banco Safra da avenida Guilherme Cothing, na Vila Maria (zona norte de São Paulo), foi atacada por assaltantes nesta semana.
Na segunda-feira, os assaltantes levaram R$ 70 mil da agência. Na quarta-feira, outro assalto, e mais R$ 26 mil. Ontem, uma porta giratória com detector de metais impediu o terceiro roubo.
A tentativa de assalto deu errado no início. O primeiro assaltante ficou preso na porta giratória. Ela trava quando alguém arrisca entrar armado no banco -a trava é acionada pelo detector de metais.
Nervoso, o assaltante sacou uma pistola e começou a atirar no vidro. Os vigias do banco reagiram. Com o tiroteio, a quadrilha, assustada, resolveu fugir.
Um guarda-civil estava passando pela avenida, baleou e conseguiu prender o acusado. Ao mesmo tempo, um carro da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) passava pela avenida no sentido contrário ao do usado pelos ladrões durante a fuga.
Os policiais militares, avisados da tentativa de assalto, subiram no canteiro central da avenida para fazer o retorno e atropelaram Célia Portela, 22. Ela foi levada ao pronto-socorro do Hospital Domini, onde foi internada.
Seu estado de saúde era bom até as 18h30 de ontem. Segundo a PM, o atropelamento foi um acidente.

Texto Anterior: Governo prepara projeto que torna crime 'lavar' dinheiro
Próximo Texto: Fazenda quer parcelar reajuste de tarifa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.