São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadrigêmeos de proveta são recorde

FREE-LANCE PARA A FOLHA; DA AGÊNCIA FOLHA

É o primeiro caso na história médica do Rio
Agência Folha
Os quatro filhos da funcionária pública Tereza Motta, 35, nasceram ontem de manhã e já entraram para a história da medicina no Rio. É o primeiro caso de quadrigêmeos de proveta (fecundação in vitro) no Estado.
No Brasil, esse é o primeiro caso de quadrigêmeos de proveta com mais de 33 semanas de gestação. A barriga da mãe chegou a ter 1,5m de diâmetro.
A cesariana começou às 11h. Sete minutos depois, os quatro bebês já tinham vindo ao mundo. A mãe assistiu a tudo e, ao final do parto, pediu ao marido, o economista Roberto Martins Costa, 35, para escrever a palavra que melhor representava seus sentimentos: felicidade.
Os pesos dos bebês variam de 1,575 kg a 1,920 kg. As crianças passam bem, mas, como são prematuras, devem ficar de 30 a 40 dias na UTI, pois ainda correm risco de vida.
Fora do útero
O estado de saúde do bebê Igor, gerado fora do útero da dona-de-casa Ivana Vieira Rodrigues Paula, 23, é "excelente".
A opinião é do obstetra Valdinei Fernandes Pinto, 29, que realizou o parto no Hospital Samaritano de Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo), no dia 23.
O médico disse que um parto desse tipo ocorre a cada 30 mil realizados, de acordo com a literatura médica.
O médico disse que só ficou sabendo que Igor não havia sido gerado dentro do útero da mãe durante a cesariana. A mãe não teria realizado todos os exames pré-natais.
"A mortalidade dos bebês gerados fora do útero chega a 90%. Dos que sobrevivem após o parto, 10% são malformados", declarou ele, que não soube explicar por que o bebê passa tão bem.
Segundo o médico, Igor é uma criança aparentemente saudável. Nasceu aos oito meses de gestação, com 2,2 quilos e 43 cm.

Texto Anterior: Recruta intoxicado por gás morre no DF
Próximo Texto: Operários morrem soterrados no Paraná; Mulher é assassinada por bala perdida em SP; Estudante é morto com 2 tiros em quermesse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.