São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
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Por dentro do franchising

MARCELO CHERTO
(DE MINNEAPOLIS, EUA)

Poucos meses atrás, a McDonald's International divulgou que pretendia abrir algo em torno de 1.500 novas lojas em 1996. Muita gente achou um exagero. Pois informações que recebi dão conta de que, na verdade, esse número deve chegar perto das 3.000 unidades. Dessas, pelo menos 500 ou 600 serão quiosques ou outros tipos de "lojas-satélite", localizadas em pontos "não-tradicionais". Tudo indica que a meta da corporação é ocupar todo o espaço disponível, ao menos no que se refere ao mercado norte-americano, não dando moleza para a concorrência.
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Uma tendência que continua a mil nos EUA é o que os gringos chamam de "cobranding". Ou seja: a instalação de franquias de duas ou mais marcas diferentes sob um mesmo teto. Agora é a vez da Dunkin' Donuts e da Baskin Robbins, ambas controladas pela gigantesca Allied-Domeq, fazerem uma parceria com a Blimpie para instalar 15 lojas-teste que venderão, simultaneamente, os donuts da primeira, os sorvetes da segunda e os sanduíches tipo submarino da última. Tem tudo para dar certo.
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Duvido que as fãs saibam, mas o galã Brad Pitt, que tanto alvoroço provoca nas menininhas (e em algumas meninonas também), antes de ser o famoso astro de Hollywood, trabalhou como "homem-galinha" numa franquia da rede El Pollo Loco, concorrente da KFC sediada na Califórnia. Antes que alguém tire conclusões apressadas, convém esclarecer que "homem-galinha" é aquele que veste uma fantasia de frango e fica andando para lá e para cá, em frente à loja, para atrair consumidores. Quem diria, não?
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Alguns funcionários da empresa franqueadora americana Ziebart mandaram o patrão embora. Ou seja: adquiriram o controle da empresa por meio de uma operação de compra de todas as ações em que se divide seu capital. Se a moda pega...

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