São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central mantém taxas de juros

RODNEY VERGILI
DA REPORTAGEM LOCAL

O BC (Banco Central) mudou sua forma de atuar no mercado financeiro na semana passada. Deixou de operar no dia-a-dia. Realizou operações para dois e três dias, fato que não acontecia desde março, segundo a Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto).
A calmaria no mercado de renda fixa permitiu a ação do BC.
Para o investidor comum, a atuação do BC mostra que os juros não deverão sofrer oscilações bruscas até o final de maio. Isso evita movimentação maior de recursos entre as instituições financeiras na virada do mês, já que junho possui 19 dias úteis, contra 22 em maio.
O alongamento nas operações do Banco Central tranquilizou os negócios na Bolsa de Mercadorias & Futuros. No mercado futuro, a taxa de juros projetada para maio caiu de 2,01% para 1,99%.
Os especialistas da Andima acreditam que o Banco Central deverá dar continuidade a essa forma de atuação no mercado financeiro, garantindo uma gradual queda nas taxas de juros.
Na renda fixa
O presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-SP), Rubens Tafner, diz que o comportamento do mercado financeiro mostra que para o investidor conseguir melhor rentabilidade precisa deixar o dinheiro aplicado por prazo maior.
Só deixe no fundão (fundo de curto prazo) o dinheiro que vai precisar em prazo inferior a 30 dias, pois a rentabilidade costuma ser inferior à inflação. O fundão permite retiradas de um dia para o outro com rendimento.
O Banco Real projeta rendimento de 0,8% para o fundão em maio; os fundos de renda fixa de prazo de 30 dias devem render, em média, 1,69% e os fundos de 60 dias, 1,79% ao mês.
A rentabilidade do fundão é quase a metade da expectativa de inflação (índice Fipe) do Banco Itamarati para maio (1,4%).
Mercado acionário
Os indicadores de preços das Bolsas lideram em rentabilidade as aplicações financeiras em maio. O índice Senn (Bolsa Rio) registrou lucratividade de 8,70% em maio até a última sexta-feira. O indicador da Bolsa paulista (Bovespa) acusou alta de 8,45% no mesmo período.
O pequeno investidor -que quiser participar de mercados de risco, como as Bolsas- deve preferir os fundos de ações a tentar escolher o papel que irá investir. Os fundos são geridos por profissionais.
Os especialistas não acreditam em variações expressivas no mercado do dólar no paralelo.

Texto Anterior: Por dentro do franchising
Próximo Texto: Como fica sua aplicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.