São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixas consagram Henry Mancini e Carly Simon

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas caixas comemorativas acabam de chegar no mercado nacional. "Clouds in my Coffee" (Nuvens no meu Café), de Carly Simon e "The Days of Wine and Roses" (Os Dias de Vinho e Rosas), do maestro e compositor americano Henry Mancini.
A caixa de Carly Simon abrange os 30 anos de sua carreira, de 1965 a 1995. Simon, apesar de pouco valorizada, foi uma das cantoras mais importantes do pop americano, principalmente na década de 70.
Era considerada cantora água-com-açúcar demais e por isso, depreciada. Mas Simon é autora de melodias aparentemente simples mas que ao mesmo tempo são clássicas. Algumas de suas músicas até hoje são lembradas como obras-primas. Umas delas é o hit "You're So Vain" (Você é Tão Vaidoso), de 1972. Foi com esta música que Simon entrou para o hall da fama das cantoras americanas.
A música, dizem, foi feita para o ator Warren beatty, com que a atriz teve um breve romance. Ela nunca admitiu. Mas traz entre outras celebridades, Mick Jagger nos backing vocals. O título da caixa é tirado de uma frase da música.
Simon é autora, entre outras músicas, de trilhas para filmes. É dela o tema principal do filme de 007, a hoje clássica "Nobody Does it Better", do filme "O Espião que me Amava", de 1977 . Compôs também os temas de "A Difícil Arte de Amar" (86) e "Uma secretária do Futuro" (88).
A músicas de Simon são pequenos relatos do cotidiano, da vida a dois (muitas falam de seus casamento com o cantor James Taylor, outras de seus filhos. Com Taylor aliás, canta a única música que gravaram juntos, "Mockingbird", clássico dos anos 60, que ficou conhecido com Inez and Charlie Foxx.
Os CDs estão divididos em três momentos. No primeiro estão os hits, o segundo contém raridades e regravações, e o terceiro, as músicas românticas.
As composições de Henry Mancini, ao contrário, se tornaram lendárias. Incluídas nos três CDs que formam "The Days of Wines and Roses", a soma total de suas composições chega a 80.
Foi Mancini quem compôs "Moonriver", a música-tema do filme "Bonequinha de Luxo", cantada por Audrey Hepburn. Ficou conhecida como um dos seus maiores sucessos, ao lado das universais "Passo do Elefantinho" e "Tema da Pantera Cor-de-Rosa".
Mancini, que morreu em junho de 94, começou sua carreira como compositor de temas para seriados de TV. O primeiro, "Peter Gun", o levou ao sucesso.
A música de Mancini está classificada como "Easy Listening". Mas seu talento é inigualável, comparado somente ao de outro mestre, o italiano Nino Rota.

Caixa: Carly Simon
Caixa: Henry Mancini
Lançamento: BMG
Preço em média de cada caixa: R$ 100

Texto Anterior: Cariry coloca em evidência universo feminino no cangaço
Próximo Texto: Eros Ramazzotti reinventa o pop italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.