São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Eros Ramazzotti reinventa o pop italiano
EVA JOORY
Seu disco anterior (ele tem oito discos lançados) "Tutte Storie" (Todas Histórias) vendeu seis milhões de cópias, 100 mil no Brasil. Ramazzotti é um cantor romântico, sem ser cafona. É mais moderno, faz um som jovem, tem energia. Além de amor, suas letras falam de assuntos tão distintos como solidão, em "Stella Gemella" (Estrela Gêmea), e o poder da TV, em "Buona Vita" (Boa Vida). A música de Ramazzotti vai além da banalidade que impulsiona a maioria do pop europeu. Ao contrário, põe emoção nas letras e privilegia melodias de alma mais popular, com mais ritmo e balanço. A melhor música do disco é sem dúvida "Lettera al Futuro", um pop mais dançante, cuja letra foi inspirada num conto de Edgar Allan Poe, "A Máscara da Morte Vermelha". O primeiro single tirado do disco, "Pi— Bella Cosa", traz influências da soul music. A vantagem de Ramazzotti é saber misturar os sons clássicos do pop (guitarras e baixo acentuados) com tecnologia, usando samplers e bateria eletrônica. A influência musical de Ramazzotti tem raízes na música americana. Além, do rock, pop e soul que permeiam o disco, a música country também aparece como influência, em "L'Uragano Meri" (O Furacão Meri). "Questo Immenso Show" (Este imenso show) tem toques de rap, mas é rock'n'roll puro, daqueles feitos nos anos 60. Guitarrista e também produtor do seu disco pela primeira vez, Ramazzotti levou para o estúdio dois músicos de respeito: Nathan East (baixista favorito de Eric Clapton) e o trompetista Jerry Hey (que toca com Quincy Jones). A intenção de Eros Ramazzotti é, como ele mesmo diz, "fazer música sem fronteiras", tarefa que desempenha com ótimo resultado. Seu disco, com sabor de novidade, revela o frescor da música jovem. Texto Anterior: Caixas consagram Henry Mancini e Carly Simon Próximo Texto: Cranberries ilude menos Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |