São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedro 2º reabre em Ribeirão Preto com coral da Argentina

DA FOLHA NORDESTE

Depois de 16 anos fechado, o teatro Pedro 2º, de Ribeirão Preto (319 km de São Paulo), reabre hoje ao público com a apresentação da orquestra sinfônica da cidade, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, e com o Coral do Theatro Colon de Buenos Aires.
Os ingressos para os 1.500 lugares estão esgotados desde a última sexta-feira.
Símbolo da cultura cafeeira e da implantação das ferrovias na região, o teatro foi construído no final da década de 20 pela Companhia Cervejaria Paulista, atual Antarctica.
Inaugurado em 8 de outubro de 1930, em plena crise econômica, o teatro exibiu o filme "Alvorada de Amor", com Maurice Chevalier, em sua estréia.
O Pedro 2º foi até o final da década de 60 um marco cultural e artístico de Ribeirão e região. De arquitetura eclética, tendo como destaque o espaço da platéia em forma de ferradura, o teatro está sendo mantido por uma fundação.
O Pedro 2º entrou em decadência na década de 70 quando seus 1.500 lugares deram espaço a 800 poltronas de um cinema.
Devido ao seu péssimo estado de conservação, o teatro-cinema foi fechado ao público em 78. Um incêndio destruiu parcialmente o prédio em 80.
Tombado pelo Condephaat em 82, o prédio entrou em 91 em um trabalho de restauração e modernização que consumiu mais de R$ 4 milhões até março último.
Tomie Ohtake é a responsável pelo projeto da cúpula do teatro. O espaço, destruído pelo incêndio e sem condições de restauro, sofreu uma adaptação da artista plástica. Tomie sugere a movimentação das águas em sua ilustração. O lustre central complementa a obra, simbolizando uma gota d'água.
A programação de reinauguração do Pedro 2º segue até o dia 29 do mês que vem com espetáculos de música, dança e teatro.
A grande produção "Carmina Burana" vai ser apresentada no último dia de programação. O maestro Julio Medaglia rege a cantata, que reúne solistas brasileiros e de outros países, além da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A Companhia Nacional de Dança da Espanha deve se apresentar no teatro no próximo dia 16.
Juca de Oliveira e Denise Fraga encenam "A Quarta Estação" nos dias 12, 13 e 14 de junho. A Tradicional Jazz Band faz show no dia 25 do mês que vem.

Texto Anterior: Abordagem é cinematográfica
Próximo Texto: Cariry coloca em evidência universo feminino no cangaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.