São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mark Knopfler toca o passado em Londres

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A faixa na cabeça se foi, parte do cabelo também, mas o som é o mesmo. O show que abriu a primeira turnê solo de Mark Knopfler mostrou um "replay" da performance de sua banda, o Dire Straits, que não se apresenta desde 1992.
Isso não significou demérito para o público no Royal Albert Hall, na noite de sexta-feira passada, em Londres. As cerca de 2.000 pessoas presentes acompanharam de pé boa parte do show.
O problema não é Knopfler. Guitarrista talentoso, conduz riffs e solos com a mesma desenvoltura. Sua voz está inalterada. "Golden Heart", recém-lançado trabalho de estréia na carreira solo, é um bom álbum -do Dire Straits.
Repete a mesma estrutura rock-pop-folk que acompanhou o Straits até seu último disco, "On Every Street" (91), com baladinhas chorosas e pequenos contos sobre o homem médio norte-americano.
Para quem está apostando em uma carreira independente, não parece muito promissor.
"Cannibals", um quase-hit no Reino Unido (ou seja, toca bem nas rádios), é "Walk of Life" requentada. Até o uso de teclados é igual. "I'm the Fool", por sua vez, repete "So Far Away".
Além da carência de originalidade, Knopfler parece estar sofrendo um mal inexorável para popstars que atingem a meia-idade: vontade de parecer sério.
Para provar sua "maturidade", recorre ao apoio de um quarteto de cordas para dar inspiração celta às suas novas melodias. O resultado, apesar de bonito, é anticlimático.
Nem precisava, uma vez que o Dire Straits nunca foi só para consumo adolescente. Suas letras e sonoridade figuram numa categoria rara, a de um rock mais adulto, mas Knopfler não parece muito convencido disso.
Especula-se na imprensa uma volta do Dire Straits -o que parece desnecessário com Knopfler repetindo suas performances. E que parece ruim, uma vez que o guitarrista e cantor poderia agora dar novo formato para seu talento.

Texto Anterior: Marc Ribot homenageia Monk em CD
Próximo Texto: Costello faz show em clima de boate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.