São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC muda regras para empréstimos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo pretende aumentar seu controle sobre os empréstimos externos obtidos pelos Estados e municípios sem o aval do Tesouro.
Para isso, o Banco Central editou ontem a resolução 2.280 com regras mais rígidas para alguns Estados, mas que também beneficia Estados em boa situação fiscal.
Sem especificar quais Estados conseguem obter recursos estrangeiros sem aval do Tesouro, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou apenas que "o objetivo foi melhorar o controle do Tesouro sobre as operações externas".
Não foram divulgados os volumes dessas operações.
Os Estados cuja classificação de risco no exterior for igual ou melhor que a do Brasil poderão pegar empréstimos no exterior sem necessidade de fazer provisão no BC para pagamento do financiamento. Com isso, os Estados em boa situação podem ser beneficiados.
Os recursos obtidos no exterior devem ser usados para refinanciar dívidas já contratadas, com preferência para aquelas de maior custo e menor prazo.

Texto Anterior: Contribuição à Previdência poderá variar
Próximo Texto: Câmara vota contribuição diferenciada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.