São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAS é implantado em 5ª região, e regime já atinge 48% de SP

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem a implantação do quinto módulo do PAS na cidade. Ele corresponde aos bairros de Sapopemba, Ipiranga e Saúde.
Com a implantação desse módulo, cerca de 48% dos moradores da cidade já estão sendo atendidos pelo novo sistema.
O PAS (Plano de Atendimento à Saúde) transfere a administração dos hospitais da cidade para cooperativas de médicos. Com o novo sistema, para receber atendimento em qualquer posto ou hospital onde o PAS está implantado, o morador da região precisa se cadastrar e receber uma carteirinha.
A cooperativa que administra o hospital recebe R$ 10 por mês por morador cadastrado. Em caso de emergência não é necessária a apresentação da carteirinha.
Os funcionários e médicos não são obrigados a aderir ao plano. Os que se recusam são transferidos para regiões onde o plano ainda não foi instalado.
As três regiões do novo módulo têm cerca de 1,2 milhão de moradores. Até agora, o plano já foi implantado em Pirituba (zona norte), centro, Itaquera (zona leste) e Campo Limpo (zona sul).
Até o dia 3 de julho, quando termina o prazo para relocação de funcionários, o secretário da Saúde, Roberto Paulo Richter, pretende implantar mais quatro módulos. Se conseguir, passa para nove o número de módulos implantados. A prefeitura dividiu a cidade em 11 módulos.
O novo módulo começa a funcionar no sábado. A região tinha cerca de 600 médicos, mas só 222 aderiram ao plano. Por isso, outros 232 médicos foram contratados. Segundo Richter, esse número é suficiente para atender a população da região. "Havia excesso de médicos. Levamos em conta padrões da Organização Mundial da Saúde para calcular o número de médicos."

Texto Anterior: Campanha contra fumo quer dissociar cigarros de esportes
Próximo Texto: Ex-mulher de fotógrafo agride atual em festa da Forum em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.