São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRT só aprova seis em 2.300 inscritos

MAÉRCIO SANTAMARINA
DA FOLHA SUDESTE

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas (99 km a nordeste de SP), registrou o índice mais baixo de aprovação em dez anos de existência no último concurso realizado para preencher 40 vagas de juízes substitutos.
A quarta etapa a que os seis aprovados serão submetidos, uma prova oral, é considerada a mais difícil do processo.
"É um resultado vergonhoso. Corremos o risco de não termos ninguém aprovado na fase final", disse ontem o presidente do TRT, Antônio Mazzuca, 60.
Por esse motivo, ele resolveu antecipar a abertura de mais um concurso. As inscrições para os bacharéis em direito podem ser feitas até o dia 11 de junho.
Na primeira fase do concurso, que envolveu cem testes de múltipla escolha, só 800 dos 2.300 foram aprovados, o que representa 65,22% de reprovação.
"Os candidatos se mostraram sem preparo. Acredito que o problema esteja nas faculdades", afirmou a advogada Iara Moura Martins, 45, que fez parte da banca examinadora da primeira fase, indicada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Na segunda fase -uma prova dissertativa com 15 questões-, só 24 dos 800 candidatos foram aprovados. O índice de reprovação foi de 97%.
"Houve candidatos que escreveram excessão, cancelação e enxente, em vez de exceção, cancelamento e enchente, como é certo", disse o advogado Renato Buratto, 40, da banca examinadora da segunda fase.
Ele também atribuiu o problema às faculdades, mas afirmou que a responsabilidade pela falta de conhecimento de português é também do segundo grau.

Texto Anterior: Associação de autores protesta
Próximo Texto: Rio paga pensão por briga na sala de aula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.