São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio paga pensão por briga na sala de aula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Prefeitura do Rio de Janeiro terá de pagar pensão vitalícia de meio salário mínimo por mês (R$ 56 em valores atuais) a Nelma de Castro Dias, 31, que perdeu o olho direito durante disputa por uma boneca em sala de aula, em 1974.
O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou anteontem sentença do Tribunal de Justiça do Rio, que responsabiliza o município por omissão -porque o acidente ocorreu em uma escola municipal.
Nelma Dias teve o globo ocular perfurado por uma agulha de seringa lançada pela colega Ana Cláudia, quando disputavam a posse da boneca, em 12 de novembro de 1974. Nelma tinha 9 anos e cursava a 2ª série.
A única iniciativa da professora foi pingar um colírio no olho de Nelma Dias. Ela perdeu o globo ocular e, desde então, fez pelo menos uma cirurgia oftalmológica e colocou 12 próteses. A decisão do STF também confirma o pagamento de uma indenização e o ressarcimento por despesas médicas.
O pai de Nelma, Geraldo de Castro Dias, entrou com ação de responsabilidade civil em 1978. A pensão mensal de meio salário mínimo é retroativa a dezembro daquele ano, quando Nelma Dias completou 14 anos de idade.

Texto Anterior: TRT só aprova seis em 2.300 inscritos
Próximo Texto: Professores da USP devem parar hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.