São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESISTIR AO LOBBY

O adiamento da divulgação da lista de obras didáticas que contêm erros conceituais graves ou noções preconceituosas causa preocupação, à medida que fica a sensação de que o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, pode estar cedendo à pressão do poderoso e daninho lobby das editoras de livros didáticos.
Paulo Renato Souza vem atuando, pelo menos até o momento, de acordo com um programa consistente, ainda que tímido, potencialmente eficaz, ainda que terrivelmente mais lento do que o desejável.
Em tese, pode-se até admitir que problemas técnicos estejam atrasando a divulgação da lista, que, segundo o ministro, deve antes ser enviada às editoras. É de se inquirir, contudo, o porquê dessa estranha preferência.
A experiência ensina a tomar todas as cautelas quando o que está em jogo é um grupo de interesse e dinheiro público. Que o ministro da Educação saiba resistir a esse lobby.

Texto Anterior: FHC DIXIT
Próximo Texto: Cheiro de velho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.